BOTOX FACIAL: Saiba os beneficios desse tratamento dentro da odontologia.

by - sexta-feira, outubro 14, 2016

Oe Oe gente! Tudo bom? Trouxe um assunto que é bem amplo, mas estou destacando aqui de forma totalmente positiva, que é o uso da Toxina Botulínica ou o popularmente conhecido "Botox" na Odontologia. 

Acontece que, sobretudo devido à popularização do acesso à rede, com cada vez mais pessoas tendo a oportunidade de se apropriar dos meios de comunicação virtuais para expressar as suas próprias opiniões, impressões e experiências, encontramos muitas publicações a respeito da toxina botulínica sob diferentes pontos de vistas, muitas vezes apresentando informações tão contraditórias umas às outras que acabam surpreendendo o leitor. Embora o objetivo seja a busca pela informação, ele pode se deparar com um verdadeiro excesso de “desinformação”, já que nem sempre esses registros são assinados por especialistas da área – ou seja, por aqueles que, de fato, detêm o conhecimento necessário para abordar o assunto com muito mais propriedade.
Na Odontologia, a toxina botulínica foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução 112/11 do Conselho Federal de Odontologia – CFO – desde setembro de 2011.
Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na área, como é o caso do controle do bruxismo, uma situação que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes durante o sono e/ou em vigília e que, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. A explicação é simples: quando injetada num dos músculos da face, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. A excelente vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, a toxina não causa incômodo. Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.
A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz rugas, pés de galinhas e outras marcas de expressão, mas nesse caso podemos encontrar vantagens extras. Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem, ainda, ao tratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades.
| Fonte: Clinica Bucal Service

Espero que tenha contribuído para o pensamento de vocês em relação ao tratamento em questão, que vai muito além da estética, né?
Vocês podem encontrar muito mais dicas e curiosidades relacionadas a formas de tratamento ortodônticos nas paginas da Clinica Bucal Service ou agendar uma consulta para deixar a saúde da sua boca em dias. Acompanhem!
Facebook: Bucal Service

Me acompanhem nas redes sociais: 
Twitter/ Instagram: @JohnMotaBr
Facebook: JohnMotaReal

You May Also Like

0 comentários

Blogs Brasil